O que é Funil de Vendas? E como Funciona?

Hoje o funil de vendas é umas das melhores e mais importantes estratégias para o marketing digital, pois ao utilizar ele você consegue criar uma base perfeita para aproveitar o contato entre seu negócio e o público gerando oportunidades e mais conversões para seu negócio.

Ao longo desse artigo falaremos mais sobre essa ferramenta tão importante para empresas de diferentes segmentos principalmente no marketing digital.

Preparado? Então vamos começar.

O que é Funil de Vendas?

O que é funil de vendas
O que é funil de vendas

Também conhecido como “Pipeline” trata-se de um método estratégico que apresenta o caminho do seu cliente desde o primeiro contato com seu negócio/empresa, até a decisão de venda final.

Podemos definir então como como o trajeto que o cliente realiza até o processo de conversão.

O principal objetivo do funil de vendas é atrair e fidelizar clientes, que não vão pensar duas vezes quando precisarem retornam até seu negócio para resolver dúvidas e adquirir novos produtos.

Resumindo em poucas palavras o seu dever é educar sua audiência com conteúdos que agreguem valor, conteúdo que solucione uma “dor” que o seu prospect tem.

Como ele funciona?

Como o funil de vendas funciona?

Depois que você já entendeu o que é, e qual o principal objetivo de um funil de vendas e hora de saber que ele acontece por etapas é importante que você siga a risca todas as etapas para que tudo dê certo, afinal o cliente passa por diferente etapas até o ponto de decidir comprar ou não de você.

E também é importante salientar que a entrega de conteúdo relevante precisa acontecer não apenas no topo, mas no meio e fundo, não só para despertar cada vez mais o interesse no seu produto, mas para fazer com que ele continue seguindo adiante.

Geralmente esse funil é dividido em três etapas: topo, meio e fundo essas etapas também podem ser conhecidas como ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Como o funil de vendas funciona?
Como o funil de vendas funciona

1- Topo do Funil

Esta etapa é a responsável pela descoberta e aprendizado. Nesse momento, seu lead está no processo de consciência de um problema e resolve buscar informações, que o ajudem a resolver este problema.

Um exemplo: Um estudante percebeu que precisa aprender inglês para ter um diferencial no mercado de trabalho então sai em busca de escolas de inglês para estudar.

Seu dever aqui é nutrir seu lead com conteúdos de valor que ajudem a identificar seu problema a fundo, e fazer ele entender que precisa de uma solução eficaz.

2- Meio

Aqui é a etapa responsável pelo Reconhecimento de problema e a consideração de solução.

Nesse momento o lead já identificou que tem um problema e que precisa resolver essa dor.

Seu dever aqui é apresentar dicas e técnicas que vá ajudar a solucionar o problema dele.

Nessa etapa, geralmente lidamos com pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo.

Aqui vai uma dica; deixe claro que seu objetivo é ajudá-lo e não vender para ele a todo custo, você estabelece uma relação de confiança que será benéfica quando o lead já estiver qualificado e puder passar para a próxima etapa.

3- Fundo

Se você já seguiu todos os passos anteriores você tem um lead pronto para compra. Nesse momento seu lead já sabe que tem um problema, que precisa resolver esse problema e que seu produto ou serviço pode resolvê-la.

Ou seja, aqui o lead já esta decidido a adquirir seu produto e/ou serviço.

Então, é o momento de dar aquele empurrãozinho e mostrar que Seu produto e/ou serviço é o melhor para ela!

Leia Também: Como Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa – As 4 Melhores Formas em 2020

Como criar um funil de vendas em 4 passos

construindo funis da forma correta
como construir um funil de vendas

Aqui vou te ajudar a criar um funil de vendas em 4 passos simples.

1. Identifique qual é a jornada de compra dos seus clientes

Para criar um funil de vendas eficiente, você precisa, antes de tudo, conhecer a jornada de compra dos seus clientes.

Para isso, é preciso entrar em contato com clientes e potenciais clientes para entender seus feedbacks sobre a jornada.

Ou seja, quais foram os desejos e também as dificuldades que encontraram pelo caminho.

Assim, pode identificar oportunidades de melhorias e otimizar as etapas para a criação do funil de vendas mais eficiente.

2. Defina quais são os marcos para que avancem de estágio

Os momentos em que prospects passam a considerar a ideia de buscar uma solução para o problema ou se transformam em leads são chamados de milestones.

São os marcos que fazem com que ele avance de um estágio para o outro na jornada de compra.

3. Planeje as etapas do funil de vendas

Para definir as etapas do funil de vendas, é preciso gerar valor suficiente para que o potencial cliente queira avançar de uma etapa para outra.

Por isso, observe os gatilhos de passagem entre etapas para padronizar a jornada de outros atores.

4. Escale e otimize o processo

Agora que você construiu o funil de vendas, é importante ter em mente que o trabalho não para por aí. O passo seguinte e que deve ser realizado constantemente é escalar a operação e otimizar o processo.

Conclusão

Conseguiu entender melhor o que é funil de vendas, para que serve e como montar o seu?

O processo acompanha todo o ciclo de vendas e ajuda te ajuda a identificar e a controlar melhor o que ocorre em cada etapa.

Além de se tornar algo fundamental para atrair potenciais clientes e, claro, convertê-los em compradores, isso com certeza vai te ajudar a trabalhar melhor como afiliado.

Vou ficando por aqui, espero que esse post tenha sido útil pra você.

Abração, E sucesso!

Cadastre seu e-mail abaixo e receba gratuitamente conteúdos exclusivos e todas as novidades do site com prioridade + E-book Premium Totalmente de graça!!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro conosco!

Sobre o Autor

Daniel Moreira
Daniel Moreira

Empreendedor Digital e Entusiasta. Criou Esse Projeto com o Principal Objetivo de Encurtar o Caminho das Pessoas levar o Empreendedorismo Digital para mais pessoas.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Conteúdo protegido !!
Abrir WhatsApp
1
Precisa de ajuda? Me chama no Whatsapp!
Olá, tudo bem?
Como posso te ajudar hoje?😀