Como aparecer na primeira página do Google – 5 passos essenciais!

Aparecer no Google é o principal objetivo de quem deseja ter visibilidade e ser reconhecido pelo seu trabalho, e de fato as primeira página do Google realmente proporciona isso.

Mas para que você consiga chegar nas primeiras páginas de uns dos maiores buscadores do mundo é fundamental ter uma estratégia que garanta uma boa performance nos resultados de buscas.

Creio que se você trabalha com blogs, minisites certamente você já se perguntou qual o segredo dos seus concorrentes estar aparecendo nas primeiras páginas, isso parece realmente uma pergunta que vale milhões de reais.

Mas o que você não sabe é que tudo que eles estão fazendo para conseguir se ranquearem bem nas primeiras é apenas otimizando seus conteúdos para ficar de acordo com as preferências do Google.

Isso parece difícil, mas na verdade é algo simples que você consegue pôr em prática ainda hoje, pensando em você resolvi criar esse artigo com 5 passos simples para conseguir se posicionar nas primeiras páginas do Google.

Antes, entenda isso!

posicionar seu site na primeira pagina do google

Antes de pensamos em ranquear seu site nas primeiras paginas do Google é importante entendemos como funciona para sua paginas ficar entre as 10 primeiras.

Pense o seguinte; milhares de páginas são publicadas todos os dias na internet e isso faz com que haja bastante concorrência. Aí você deve estar se perguntando, como os buscadores fazem para que uma página fique à frente de outras?

E aí que entra o SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução já sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Ao pesquisar por um determinado termo, o Google ou outro buscador procura entre milhões de página o melhor conteúdo que consiga tirar todas suas dúvidas e as que for mais relevante para sua pesquisa.

Isso é possível através de robôs que rastreiam e leem todos o conteúdo que são indexados dentro dos seus bancos de dados.

Assim, quando você pesquisa por algo, uma busca de páginas correspondentes é feita no índice do Google ou de outros buscadores, exibindo assim os resultados mais relevantes.

E não é uma relevância baseada em achismos: ela é determinada por mais de 200 fatores de ranqueamento que está em constante atualização.

Entendendo os critérios usados pelo Google

Entendendo os critérios usados pelo Google

Mas antes de mais nada é importante entender bem os critérios que o Google usa para definir quem vai aparecer nas primeiras páginas.

Quando alguém faz uma pesquisa o algoritmo é acionado e rastreia bilhões de páginas em questão de segundos.

Isso faz com que os robôs perceba quais conteúdos são relevantes, quais estão atualizados, quais são originais sem copias e quais estão otimizados e que se adequa melhor as suas regras.

Umas das principais características leva em consideração na hora de ranquear uma página no início é a questão da otimização de conteúdo, como facilidade na leitura, técnicas de SEO de acordo com suas políticas, autoridade da sua página, velocidade de carregamento do seu site e até mesmo se seu conteúdo é bom e completo.

Confira isso: Marketing de Conteúdos – Tudo que Você Precisa Saber!

5 dicas valiosas de como ranquear seu site no Google

5 dicas valiosas de como ranquear seu site no Google

Como você percebeu, estar entre as primeiras posições traz resultados valiosos para o seu negócio.

Porém, esses resultados não são rápidos e precisam de esforços constantes. Confira, a seguir, algumas dicas que separamos especialmente para você.

Velocidade de carregamento do seu site

Não adianta nada você colocar várias dicas em prática fazer um SEO perfeito, se quando as pessoas entram no seu site, ele demora para carregar e causa uma péssima impressão.

O tempo do seu futuro cliente é valioso e, quando um site demora demais para abrir, ele desiste e vai para o próximo.

Isso além de ajudar seu concorrente, aumenta a taxa de rejeição do site e o Google entende que esse site não é útil para as pessoas.

Como penalização, você perde posições de ranqueamento e cada vez mais seu site tende a ficar para trás.

A velocidade com que seu site carrega fala muito de você ou sua empresa para o Google ou outros buscadores, quanto mais rapido seu site carregar mais pontos você terá com Google e melhores posições conseguira.

Como aparecer na primeira página do Google: Faca um bom SEO técnico

Faca um bom SEO técnico

Estar bem ranqueado no Google não depende apenas de um bom conteúdo, mas sim é uma soma de vários fatores.

Powered by Rock Convert

Parte disso, envolve o SEO técnico, que é a engrenagem responsável por garantir que os robôs do Google consigam te rastrear, indexar e renderizar seu site.

Você precisa garantir que seu site é seguro, otimizado para aplicativos móveis e tem uma boa arquitetura de informação do conteúdo.

Para o último item, você pode utilizar o sitemap, um arquivo XML responsável por ajudar o Google a entender a estrutura de páginas e links de um site para ele rastrear e posicioná-lo corretamente.

Além de fazer um bom SEO off Page com a linkagem do seus outros conteúdos, sempre ligando um a outro.

Pesquise boas palavras-chaves

Para estar nas primeiras posições do Google, é preciso saber o que a sua persona está pesquisando e quais são as palavras-chave mais promissoras para seu negócio.

Mas se você está começando agora e ainda não tem uma boa posição, vale mais a pena escolher palavras de cauda longa (long tail) pois elas possuem médio a baixo volume de buscas.

E isso facilita para você conseguir um bom ranqueamento do que se optar por uma palavra com alto volume de buscas e que já tem vários concorrentes.

Dica bônus: utilize o Google PlannerKeyword ou o Ubbersugest para descobrir o volume de busca de uma palavra-chave.

 Escreva para pessoas e resolva a dor delas

 Escreva para pessoas e resolva a dor delas

Muitos blogueiros ou empreendedores iniciantes escreve com um principal objetivo que é ranquear bem na primeira página do Google e se esquecem do leitor, isso além de atrapalhar a experiencia do usuário, também faz com que o Google te penalize.

 Lembre-se que você está escrevendo para pessoas, para resolver ou tirar dúvidas do seu público alvo,  Utilize as técnicas de conteúdo focado em SEO.

Mas lembre-se de que o Google preza por conteúdos humanos que resolvam dores de pessoas reais, principalmente após a última atualização do algoritmo, o Bert.

Portanto, nada de utilizar a palavra-chave mil vezes durante o texto pensando que você vai enganar os robôs do Google e ficar em primeiro lugar de busca, pelo contrário você vai ser penalizado e seu site vai ser jogado para trás perdendo assim o alcance.

Otimizar seu conteúdo antes de postar

Por último, mas não menos importante, otimize toda as suas publicações antes de postar, defina um bom titulo que condiz com que você vai falar, escreva de forma clara e objetiva deixando claro a sua mensagem.

Utilize boas imagens e vídeos de qualidade, coloque descrição (alt) nas imagens além de renomear-lo.

Faca também uma boa descrição do conteúdo, se atente também para otimizar sua URL que deve ter entre 40 a 70 caracteres de preferencia com a palavra chave no início.

Se você usa o Plugin Yoast SEO todas essas configurações ficam fáceis de fazer pois esse plugin te mostra o que está bom e o que precisa melhorar.

Não se esqueça de apenas colocar um titulo principal (H1) mais do que isso pode confundir os robôs do Google.

Isso pode te ajudar: Como Vender mais como afiliado: 5 Passos passos simples e descomplicado!

 Conclusão

Bom, aqui neste artigo eu te falei um pouco sobre alguns critérios que o Google usa para ranquear seu site na primeira página do Google, te passei também alguns para colocar em prática e melhorar seu posicionamento no Google.

Seguindo cada uma delas e tendo constância, você conseguirá melhores resultados.

Agora é com você!

Espero ter te ajudado, não se esqueça de comentar como este artigo te ajudou e se ficou com alguma duvida deixe aqui nos comentários.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS!

Abração e muito Sucesso para ti!

BAIXE SEU E-BOOK E APRENDA A CONSTRUIR SEU NEGÓCIO ONLINE HOJE MESMO!

Confira 152 Estratégias de Marketing Digital para você aplicar no seu Negócio Online!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Daniel Moreira
Daniel Moreira

Especialista em VENDAS ONLINE e NEGÓCIOS DIGITAIS. Jovem empreendedor apaixonado por empreendedorismo digital já criou diversos projetos para levar o empreendedorismo para mais pessoas, e atualmente atua em 5 nichos diferentes como afiliado.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda? Me chama no Whatsapp!
Olá, tudo bem?
Como posso te ajudar hoje?😀